Passeio Fotográfico Capelas - Baleia à Vila
- Detalhes
- Visitas: 3207
Decorreu hoje, dia 21 de junho, na bonita Vila das Capelas o nosso Passeio fotográfico “Capelas - Baleia à Vila”.
O dia começou quente, pelo que prometia um dia bem passado e repleto de bons momentos.
Demos início ao nosso passeio em frente à Casa dos Baleeiros, onde tivemos a presença de dois antigos baleeiros da freguesia. Foi sem dúvida um momento muito importante do passeio, pois contaram como é que era um dia de caça à baleia, histórias passadas, algumas delas de cortar a respiração. Tivemos também um magnífico grupo de estudantes da escola EBI das Capelas, que brilhantemente interpretaram o papel dos baleeiros e encenaram todo o percurso desde que recebiam o contato do posto de vigia até ao regresso a terra, já com a baleia.
De seguida, visitámos a Posto de Vigia da baleia e assistimos a todo o processo de observação e contato com os baleeiros. Depois seguimos rumo ao local onde outrora as baleias chegavam a terra e tivemos a oportunidade de assistir a mais duas encenações, uma foi o esquartejamento da baleia assim que chegava a terra e a outra, foi um grupo de lavadeiras que nas pias encenou a lavagem da roupa dos baleeiros. Ambas encenações foram realizadas pelos jovens do CDIJ – Novos Rumos da Norte Crescente – ADL.
De regresso à rua de acesso ao porto, pudemos fotografar o grupo de baleeiros em corrida para entrar no bote onde iam apanhar a baleia. À nossa espera encontrava-se o Bote baleeiro “Nossa Senhora de Fátima” onde alguns participantes tiveram a honra de andar num bote com um enorme simbolismo para a freguesia de Capelas. Tivemos ainda a oportunidade de entrar em barcos para fotografar mais de perto o bote baleeiro que entretanto efetuava na zona várias passagens.
Sentimos que todos os participantes estavam encantados pois, de facto os momentos que assistimos transportaram-nos para a época da baleação.
Aproveitamos mais uma vez para a agradecer à Norte Crescente por mais este magnifico evento, à Junta de Freguesia da Vila das Capelas por todo o apoio prestado e pela bela sardinhada que nos ofereceu. À equipa do bote baleeiro Nossa Senhora de Fátima o nosso muito obrigada por terem aceite o nosso desafio, sem esquecer aos dois antigos Baleeiros da Vila das Capelas.
E não menos importante o nosso obrigada aos mais de quarenta associados que participaram em mais este evento.
Bem Hajam
A Direção